quinta-feira, 30 de abril de 2015

Projeto Sansão




Não... eu não comecei a fazer academia, nem quero ficar bombado!
Estou aqui para contar sobre o projeto que tem ocupado minha vida nos últimos meses...

Se trata de um jogo de celular/tablet sobre a vida de um dos personagens bíblicos mais conhecidos entre a criançada: Sansão.

Quando pensei em fazer este jogo, fui capturado pelo óbivo: o personagem mais forte da bíblia cria uma sensação de super-herói, e como uma criança (eu me enquadro nessa classificação!), seria incrível poder viver isso!

Mas com o tempo, pensando mais a fundo no caso, vêm as perguntas... que tipo de mensagem pode ser aprendida através da vida de Sansão? que tipo de jogo seria? qual o melhor tipo de jogo para contar esta história? seria a melhor história para começar?

Então vamos por partes. Pretendo dar uma geral do projeto neste primeiro post, e depois ir abordando os tópicos em posts específicos, mostrando o porque de cada decisão que entrou no produto final:

O tema

Embora não seja uma história tão óbvia em suas lições de moral, Sansão sem sombra de dúvida é um personagem que estabelece uma curiosidade natural, principalmente das crianças e do público não-cristão.
Sansão é um personagem humano, cheio de erros, e atitudes questionáveis, mas ao mesmo tempo, uma lição de fé e arrependimento, mostrando que nunca é tarde para voltar atrás e fazer o que é certo.
Em breve farei um post só sobre este assunto!

O tipo de jogo.

O jogo segue um estilo que a princípio pode ser definido como um adventure, porém com uma interface que lembra um pouco os RGPs, com quests na tela, energia, e diversos conceitos que não são vistos normalmente em um adventure. Em um post futuro pretendo comentar sobre como cheguei no estilo atual do jogo, e como os testes com o público foram direcionando para que chegasse em algo tão distinto!

Qual a cara?

Essas são algumas imagens de uma versão interna, com testes, bugs, e muitas coisas a serem corrigidas, mas servem para passar uma ideia de como está ficando o jogo! Os screenshots foram tirados diretamente do celular, então essa já é a cara do jogo.

Sansão na praça central do acampamento da tribo de Dã. Nesta praça existem alguns comerciantes e várias pessoas andando.

Sansão próximo a uma barraca que vende alimentos. Um inimigo cai após apanhar do Sansão.

Sansão atravessando uma ponte.

Descendo do acampamento de Dã para o vilarejo de Timna.

Exemplo do sistema de diálogos. Podem existir inúmeras respostas para cada frase, e cada uma pode disparar vários eventos. Os ícones ajudam a dar uma ideia do contexto da frase, para aqueles que não gostam muito de ler!

Plantação de uvas próximo ao vilarejo de Timna.

No meio da plantação de trigo em Timna.

Andando no vilarejo de Timna.

Entrando na casa de um dos homens mais ricos de Timna.

Outro vilarejo próximo a Timna.

Descendo o caminho para Gaza.

Entrando pelos portões de Gaza.

Exemplo de tela de início de missão. Os textos são curtos, e a descrição da missão é o mais visual possível.

Bagunça! Essa tela mostra um pouco dos assets que já estão sendo usados no jogo.

Mais um pouco de bagunça! exemplos de assets que serão utilizados no jogo.

Exemplo de tela de conclusão de missão secundária.

Exemplo de tela de conclusão de missão principal.

Produção ao vivo!

Como é um projeto que ainda não está pronto, pretendo ir compartilhando a evolução do jogo, criando conteúdo que mostre não apenas como estou fazendo, mas mostrando um pouco do trabalho de game designer: quais decisões foram tomadas? porquê? existem alternativas melhores?

Quer acompanhar o desenvolvimento do projeto? cadastre seu email abaixo e uma vez por mês enviaremos um resumo do que está rolando!

Abraços!

Jônatas Kerr de Oliveira

Mantenha-se informado!

Cadastre seu email e receba informações sobre os projetos da FunnySheep.org!


* campo obrigatório
OBS: não vamos repassar seu email para ninguém, nem entupir sua caixa de emails!
Jônatas Kerr de Oliveira Desenvolvedor

Funny Sheep é uma empresa de conteúdo da área de entretenimento, focada em Conteúdo Cristão de Qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário