Não... eu não comecei a fazer academia, nem quero ficar bombado!
Estou aqui para contar sobre o projeto que tem ocupado minha vida nos últimos meses...
Se trata de um jogo de celular/tablet sobre a vida de um dos personagens bíblicos mais conhecidos entre a criançada: Sansão.
Quando pensei em fazer este jogo, fui capturado pelo óbivo: o personagem mais forte da bíblia cria uma sensação de super-herói, e como uma criança (eu me enquadro nessa classificação!), seria incrível poder viver isso!
Mas com o tempo, pensando mais a fundo no caso, vêm as perguntas... que tipo de mensagem pode ser aprendida através da vida de Sansão? que tipo de jogo seria? qual o melhor tipo de jogo para contar esta história? seria a melhor história para começar?
Então vamos por partes. Pretendo dar uma geral do projeto neste primeiro post, e depois ir abordando os tópicos em posts específicos, mostrando o porque de cada decisão que entrou no produto final:
O tema
Embora não seja uma história tão óbvia em suas lições de moral, Sansão sem sombra de dúvida é um personagem que estabelece uma curiosidade natural, principalmente das crianças e do público não-cristão.
Sansão é um personagem humano, cheio de erros, e atitudes questionáveis, mas ao mesmo tempo, uma lição de fé e arrependimento, mostrando que nunca é tarde para voltar atrás e fazer o que é certo.
Em breve farei um post só sobre este assunto!
O tipo de jogo.
O jogo segue um estilo que a princípio pode ser definido como um adventure, porém com uma interface que lembra um pouco os RGPs, com
quests na tela, energia, e diversos conceitos que não são vistos normalmente em um adventure. Em um post futuro pretendo comentar sobre como cheguei no estilo atual do jogo, e como os testes com o público foram direcionando para que chegasse em algo tão distinto!
Qual a cara?
Essas são algumas imagens de uma versão interna, com testes, bugs, e muitas coisas a serem corrigidas, mas servem para passar uma ideia de como está ficando o jogo! Os screenshots foram tirados diretamente do celular, então essa já é a cara do jogo.
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Sansão na praça central do acampamento da tribo de Dã. Nesta praça existem alguns comerciantes e várias pessoas andando. |
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Sansão próximo a uma barraca que vende alimentos. Um inimigo cai após apanhar do Sansão. |
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Sansão atravessando uma ponte. |
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Descendo do acampamento de Dã para o vilarejo de Timna. |
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Exemplo do sistema de diálogos. Podem existir inúmeras respostas para cada frase, e cada uma pode disparar vários eventos. Os ícones ajudam a dar uma ideia do contexto da frase, para aqueles que não gostam muito de ler! |
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Plantação de uvas próximo ao vilarejo de Timna. |
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No meio da plantação de trigo em Timna. |
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Andando no vilarejo de Timna. |
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Entrando na casa de um dos homens mais ricos de Timna. |
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Outro vilarejo próximo a Timna. |
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Descendo o caminho para Gaza. |
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Entrando pelos portões de Gaza. |
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Exemplo de tela de início de missão. Os textos são curtos, e a descrição da missão é o mais visual possível. |
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Bagunça! Essa tela mostra um pouco dos assets que já estão sendo usados no jogo. |
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Mais um pouco de bagunça! exemplos de assets que serão utilizados no jogo. |
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Exemplo de tela de conclusão de missão secundária. |
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Exemplo de tela de conclusão de missão principal. |
Produção ao vivo!
Como é um projeto que ainda não está pronto, pretendo ir compartilhando a evolução do jogo, criando conteúdo que mostre não apenas como estou fazendo, mas mostrando um pouco do trabalho de game designer: quais decisões foram tomadas? porquê? existem alternativas melhores?
Quer acompanhar o desenvolvimento do projeto? cadastre seu email abaixo e uma vez por mês enviaremos um resumo do que está rolando!
Abraços!
Jônatas Kerr de Oliveira
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